Suíça

Berna

Berna
Berna

       A Suíça realmente é aquele conto de fadas que escutávamos quando criança, onde a primeira impressão é que tudo funciona perfeitamente.

          Berna, Capital Federal do país, é pequena, linda,  aconchegante, organizada, limpa e romântica.

        Não tem como não gostar desse belíssimo país,  de arquitetura medieval a beira do rio Aar, que deixa a cidade muito mais interessante.

         Considerada pela UNESCO como patrimônio cultural da Humanidade, a cidade recebe turistas do mundo inteiro, e não há quem não se encante, por esse país do relógio pontual.

         Dividida em 26 cantões, (Estados) no país falam -se 4 idiomas: O Alemão,  o Frances, o Italiano e o Romanche. Em Berna o idioma predominante é o alemão.

        Não tivemos dificuldades na comunicação, usamos o Google tradutor e tudo se resolveu bem.

        Uma coisa notamos, aqui tudo parece ser mais caro que no restante dos países que estivemos.

       Na Suíça a moeda é o franco suíço, veja aqui a cotação atual, menos valorizada que o Euro, mas, mais valorizada que o Real.

       Se você ficar hospedado bem no centro da cidade, poderá conhecer os principais pontos a pé.  Se ficar um pouco mais afastado certamente usará o Tran, uma espécie de trem que corta a cidade.

           

Como chegar a Suíça 

       Saindo direto do Brasil para a Suíça, ha diversas companhias que fazem esse trajeto, consulte aqui e veja a melhor opção, geralmente com 01 ou mais paradas, que saem de diversos aeroportos do Brasil, com chegada em Zurique.

      Se desejar voo direto, você terá que se descolar até Guarulhos -SP e embarcar pela empresa Swiss que te levará direto a Zurique.

      Quando fomos a Suíça, já estávamos na Europa, em Veneza, Itália, e de lá pegamos um vôo até Zurique e um trem de Zurique a Berna, capital da Suíça.

       Embora havia a possibilidade de ir de trem de Veneza a Suíça, decidimos ir de avião por ser muito mais rápido e na época que fomos, a passagem estava mais barata que a de trem.

        A passagem de trem entre Zurique e Berna, capital, compramos pela omio. Há muitos outros sites de pesquisa para compra de passagens de trem. Rail Europe, Euro Rail ...e muito mais. A maioria das passagens de trem que compramos pela Europa, optamos por comprar pela CI Intercâmbio, aqui em Brasília mesmo. 

        Se você estiver em um grande centro, certamente terá uma CI Intercâmbio perto de você, caso contrário poderá comprar pela net mesmo.


Onde se Hospedar em Berna

        Embora em Berna há muitos bons hoteis, optamos por usar o AirBnb.  Escolhemos o Quiets  Stylish Garden Apt. Um apartamento maravilhoso, em em bom bairro, a 10 minutos de tran do centro da cidade. Um apart hotel completo e próximo a mercado.

Quiest Stylish Garden Apt
Quiest Stylish Garden Apt


O que ver em Berna

Torre da Catedral Berna
Torre da Catedral Berna

        Berna é a capital, mas parece uma cidade interiorana. Não tem onde você olha que não veja beleza e romantismo. Cortada pelo rio Aar, é uma cidade apaixonante.  Aqui o físico alemão viveu por 02 anos.

 Relógio Astronômico

Torre do relógio astronômico
Torre do relógio astronômico

     Famosa torre do relógio da cidade de Berna, um dos pontos para tirar belas fotos. Quando estivemos na cidade, a Torre estava em reforma. Para conhecer o interior da torre, compre aqui seu ingresso antecipado.

Centro Comercial

Markplatz
Markplatz

     Bonito centro comercial com famosas lojas de grife na cidade. Aqui você vai encontrar alguns relógios com o preço de um carro.


Parlamento Suiço

Bundeshaus
Bundeshaus
     Sede do governo suíço, foi construído entre 1894 e 1902, passando por uma remodelação em 2008. 

   Há visitas guiadas ao palácio todos os dias e por serem gratuitas, é bom reservar com antecedência para não ficar de fora. Não ha tradução em português, mas o espanhol fará você entender um pouco da história.

Rio Aar

Rio Aar
Rio Aar

     Do alto da ponte de Kirchenfeldbrücke , você tem uma bela visão do Rio Aar que corta a cidade de Berna. 

     De cor esverdeado, deixa a cidade muito mais romântica e bela.

Rosengartem

Rosengarten
Rosengarten

     O Rosengarten é um belo jardim próximo ao Centro de Berna, que vale a pena fazer uma visita. Dali há uma boa visão da cidade e do Rio Aar e o local é propício pra belas fotos e um bom descanso.

        Para chegar ao local você terá que pegar um ônibus.

Museu de Einstein

Einsteinhaus
Einsteinhaus

     Quem nunca ouviu falar de Albert Einstein? Mesmo você não sendo um físico, um filósofo ou mesmo um historiador, penso ser impossível ir a Berna e não fazer uma visita ao pequeno mais histórico museu.

      Próximo ao relógio da torre,  na Einsteinhaus morou o gênio Albert Einstein por 2. O ticket de entrada custa 6.00 francos suíços. O primeiro andar tem uma apresentação de fatos da história desse grande gênio da humanidade. Vale a visita.

      Ao publicar suas fotos em frente ao Museu, se seus amigos não sentirem um pouquinho de ciúmes de você, certamente muitos físicos e filósofos que não tiveram essa oportunidade sentirão.

       Aproveite para tomar aquele cafezinho na Einstein Café & bel étage.

      Em Berna há muito mais o que ver e fazer. Para aproveitar melhor e também conhecer mais essa linda e cidade consulte aqui o que ela  tem mais a te ofecerer

     Atenção: Antes de embarcar para qualquer país na Europa, não esqueça de fazer o seguro viagem internacional. Você poderá ser solicitado pela imigração a apresentar o mesmo e, mesmo que não te peçam, é pre requisito para entrar na Europa e segurança para sua viagem. Na eventualidade de algum imprevisto, você estará seguro de que tudo terminará bem.


O que comer em Berna, Suíça

        Por fazer fronteira com vários países e dentro do próprio país há tantas culturas diferentes, a culinária não fica atras, com isso, assim como a cultura é influenciada a culinária também é.

         Na suíça a batata é um ingrediente essencial e você poderá comer com muitas coisas.

Raclette

Raclette
Raclette

Raclette - É um queijo típico suíço, num prato com bastante queijo em cima de batata. Uma delícia por sinal.


Croissant

Croissant
Croissant

        É diferente do croissant brasileiro. Acredito que é bem mais saboroso e com variedade de recheios. Na verdade eu preferi o tradicional, mais amanteigado. Minha esposa ja gostou dos recheados.

Fondue

Fondue
Fondue

      Prato típico suíço está presente nos principais restaurantes de Berna.

    São usados diferentes tipos de queijo no preparo. Não deixe de provar o verdadeiro sabor suíço do fondue. Conforme o queijo usado o preço será diferenciado.

Spaetzili

Spaetzili
Spaetzili

É uma massa Suíça interessante de ser provada.

Em tempo....

        Em Berna ou melhor, na Suíça, os preços são bem mais altos que os demais países por onde passamos, menos mal que a moeda local o Franco suíço, veja aqui a cotação é menos valorizada que o euro, caso contrário, tudo seria muito mais caro.

       Por esse motivo optamos por hospedar em um aparthotel, pois assim podíamos tanto comer nos restaurantes, como também preparar no apart.

     Em Berna, como em muitos outros países europeus, há a possibilidade de você comer nos mercados, onde a comida é mais barata e com boa qualidade. Em Berna procure os mercados Coop e Micro. Seu bolso vai te agradecer.

   Na Markplatz principal avenida da cidade, você encontrará diversas lojas, mercados, restaurantes, cafe's.

    Também a estação Central de Berna fica bem no centro da cidade.  Dá pra você andar tranquilamente e aproveitar esse belo país de clima frio e romântico que certamente de deixará com muitas saudades.

Lembrete...

        A moeda da Suíça é o Franco suíço, e não o Euro, assim troque seus reais por Franco suíço.

       Para visitar a Suíça você não precisa de visto, apenas do passaporte.

       Agora que você já planejou sua viagem é só fazer as malas. 

       Boa viagem e boas férias.

Dúvidas e sugestões, mande-nos um e-mail