Portugal
LISBOA

As margens do oceano Atlântico, na Península Ibérica e fronteira com a Espanha, conhecido pelo bacalhau salgado, sardinha assada e do saboroso vinho do Porto, Portugal é sem dúvida a porta de entrada na Europa para o brasileiro.
Por ter o mesmo idioma e ser a pátria mãe do Brasil, fato que certamente facilita e muito ao brasileiro que não fala nenhum outro idioma, passado a barreira da imigração, você se sentirá solto e a vontade, pronto para ir a qualquer lugar em Portugal, sem muitas dificuldades.
Lisboa, diga-se de passagem, é uma bela cidade, é a capital do país e é a porta de entrada principal, para os brasileiros que para lá se dirigem, mas a cidade costeira do Porto, que fica no noroeste do país, também é outra opção de chegada escolhido por muitos.
No Brasil há vôos direto para Portugal pela TAP, com saídas de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador.
Rica em história e cheia de encantos, a capital portuguesa é uma das mais baratas da Europa para se visitar, e também para morar.
O povo português é amigável, te recepciona bem (se você for turista) e te dá boas dicas do que ver e fazer em Portugal.
Quando lá estivemos, em abril de 2018, uma coisa nos chamou a atenção e, de todos os outros países que passamos, não vimos nada parecido. Os portugueses são amantes apaixonados pela pátria e falam com orgulho da sua história.
Se você quiser saber toda história de Portugal e parte da história do Brasil, mas tiver preguiça de lê, basta pegar um Uber. Qualquer motorista irá te falar apaixonadamente toda a história e te dará boas dicas.
Assim como nos demais países que estivemos, em Portugal o Uber não aceita pagamento em dinheiro, logo é necessário que você tenha um cartão de crédito internacional para pagamento da corrida. Atenção, não é o cartão pré pago de débito internacional, mas sim cartão de crédito internacional. Lembra-se, para usar seu cartão de débito, basta habilitá-lo junto a seu banco e informar o período que você estará fora do país.
Em Portugal, é fácil se locomover de ônibus ou metro. Fácil quer pela excelente condição de transporte, ou mesmo pela facilidade de obter informações, já que o idioma é o mesmo nosso.
Lisboa tem belos monumentos, castelos, muito o que se ver, excelente gastronomia, e nas cidades circunvizinhas você verá belas paisagens, magníficos castelos e se sentirá dentro de um conto de fadas.
Em nossa viagem pela Europa, reservamos 07 dias para ficarmos em Portugal. Foram 04 dias em Lisboa e três no Porto. Muito pouco, ficamos com o gostinho de quero mais.
Na hora da compra da sua passagem, fique bem atento (a) ao aeroporto de destino pois, embora Porto é uma cidade portuguesa, fica a 313km de Lisboa, isso levará quase 03:00hs de trem para você chegar a Lisboa, se esse for seu primeiro destino.
Para maiores informações sobre o que é necessário para entrar em Portugal, quanto precisa ter em dinheiro, como comprar a passagem de avião, trem, reservar hotel e passeios, vá ao menu planejamento e confira todas as dicas.
Agora falaremos mais sobre o que fazer, ver, comer e como se deslocar em Lisboa.
1ª Providência ainda no aeroporto
Depois de passar pela imigração portuguesa, (pra nós foi super tranquilo), sem muitos questionamentos, e se você ainda não tiver comprado o chip europeu ainda aqui no Brasil, dirija-se a uma loja da Vodafone, e compre um chip. Mesmo sendo no aeroporto, é barato, no local você escolherá o que melhor convir. Eu paguei no chip que já veio com crédito para ligação e internet, 10 euros. Vai ser muito útil em Portugal e Europa.

Como ir do aeroporto Humberto Delgado para o centro de Lisboa.
Lisboa tem um bom sistema de transporte, contando com metro e ônibus que vai a todos os lugares. Logo você não terá dificuldades em se locomover, seja qual meio escolher fazer.
Ao desembarcar no aeroporto em Lisboa, você não precisa se preocupar com a locomoção, pois tem várias opções de você chegar ao centro da cidade, que fica cerca de 7km de distância. Vejamos:
1 - Metro - Simples de utilizar pois são somente quatro linhas (Amarela, Azul, Verde e Vermelha) com funcionamento diário, das 06hs30min a 01h. A Estação Aeroporto fica na linha vermelha, assim para ir ao centro histórico será necessário trocar para o trem da linha verde.
2 - Aerobus - Sistema de ônibus executivos, liga o aeroporto a vários locais da cidade. Há duas linhas (L1 e L2). A linha L1 funciona das 08hs às 21:00hs e saem a cada 20 min. A linha L2 funciona de 08:00 às 19:00hs e saem a cada 60 min.
3 - Táxi - Uma vez que o centro da cidade é perto, a corrida fica barato, em torno de € 15 euros
4 - Uber Da mesma forma que o táxi, a corrida de Uber para o centro fica em torno de € 10 euros. Depois de uma longa e cansativa viagem, acredito ser esse o melhor meio de se chegar logo a seu hotel, assim como o táxi também. A final, ninguém merece sair puxando malas e malas depois de quase 10:00hs de vôo.

Onde se hospedar em Lisboa.
A capital portuguesa tem uma boa rede hoteleira e não será difícil você encontrar o que mais lhe agrada e convêm.
Para quem vai a turismo, uma dica é se hospedar em um hotel na região central, pois assim você ficará próximo aos principais pontos turísticos da cidade.
Uma das dificuldades na escolha, é o tamanho da cidade, dividida entre bairros que ficam bem oposto uns dos outros.
Recebemos uma boa dica do casal Rosivaldo e Silvana, que estiveram lá no ano de 2017, e decidimos nos hospedar no Hotel Ibis Lisboa Centro Saldanha. Embora pertença a uma renomada rede de hoteis de classe econômica, é um bom hotel, bom café da manhã, com um bom quarto que nos atendeu muito bem.
Perto do aeroporto, foi uma boa pedida, próximo ao metro, a parada de ônibus, fácil para táxi e Uber.

Veja aqui dicas de regiões em Lisboa onde se hospedar e o que ver em Lisboa.
Marques de Pombal

Próxima ao Parque Eduardo VII, é a região mais popular entre os turistas. Apresenta bom custo benefício, com bons hoteis e próximo ao centro da cidade.
Localizada na parte nova da cidade, ja no final da Avenida Liberdade, com boa oferta de hoteis e excelente estrutura. Nesta região os prédios são mais novos em relação ao centro da cidade. Local muito procurado pelos turistas. Recomendo.
Para quem busca um bom hotel com preço mais acessível e próximo a praça, o Ibis Styles Marques de Pombal é uma boa pedida.
O local é muito bonito, dá para tirar belas fotos, e tem visão do Rio Tejo.
Rossio

A praça do Rossio fica bem próxima do centro histórico. Dali é possível visitar e conhecer vários lugares a ´pé. É uma área plana, assim não se cansa muito.
Entretanto, se não quiser andar, no local há uma estação de metro (diz-se metro, não metrô como no Brasil) e está próximo ao Elevador de Santa Justa. Esse elevador te proporciona subir ao Bairro Alto da cidade.
Nesta região da cidade os hoteis costumam esgotar rápido suas acomodações, assim se deseja ficar aqui é bom reservar seu hotel com boa antecedência.
Nesta região a alguns hoteis, uma dica para quem quer estar bem é o My Store Rossio.
Parque das Nações

O Parque das Nações é um local bonito pra ser visitado, mas um pouco distante do centro, inclusive sendo dos lugares menos procurados pelos turistas para hospedagem.
Com modernas construções, a começar pela Estação Oriente, do metro, projetada por Santiago Calatrava e o Pavilhão de Portugal, de Álvaro Siza, o bairro é bem moderno, bem diferente da maior parte da cidade.
Há vários restaurantes, cafés, e muitos hotéis, o local é propício aos viajantes a negócio.
Dicas de hoteis próximo ao Parque das Nações.
Belém

Como o Parque das Nações, o bairro de Belém é bem afastado do centro da cidade, entretanto, no local há muitas atrações para serem visitadas tais como: A Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerônimos, o Padrão dos Descobrimentos, e é claro a pastelaria dos famosos pastéis de Belém. Mesmo tendo esses locais para ser visitados, inclusive quem for a turismo não deve deixar de fazê-lo, é mais recomendável ficar próximo ao centro da cidade e deslocar até Belém, do que hospedar em Belém e ficar indo e vindo ao centro de Lisboa.
Segue algumas sugestões de hoteis em Belém.
Alfama e Castelo de São Jorge

Mais antigo bairro da cidade, com estrutura medieval, Alfama possui ruas estreitas, becos e vielas. No fim de 1755, quando Lisboa era a quarta cidade europeia mais populosa do século XVIII sofreu um grande terremoto que abalou a cidade, e apesar de muitos milhares de mortos e destruição, Alfama permaneceu intacta e hoje, principalmente pelo belo monumento do Castelo de São Jorge, há uma atração forte ao turista para andar pelas ruas do bairro e conhecer de perto esse magnífico castelo, com vista ampla do rio Tejo
Aqui há tradicionais restaurantes e casas de fado. Quem gosta de historia e tradição, esse é um bom lugar para se hospedar, embora seja precisa de boa dose de vontade de caminhar, pois fica em uma colina e afastado do centro comercial.
Veja algumas dicas de onde se hospedar em Alfama.
Baixa de Lisboa

Na região da Baixa está o centro comercial de Lisboa. Com muitos edifícios empresarial. Tem ruas tomadas por restaurantes, cafés, o que até dificulta os pedestres de andarem. Tanto a Baixa como o Chiado, dividem a mesma estação de metro. Você encontrará bons restaurantes e cafeterias e poderá sentir de perto o aprazível clima lisboeta.
Rua Augusta

A Rua Augusta é uma famosa rua da baixa de Lisboa, em Portugal, que começando no famoso arco triunfal, liga a Praça do Comércio, à Praça do Rossio. Homenageia a Augusta figura do rei D. José I. Wikipédia
Chiado

O Chiado é um dos principais e mais conhecidos bairros da cidade, Localizado entre os bairros da Baixa Pombalina e bairro Alto, com alguns bons hoteis para hospedagem. É um dos locais mais atrativos e procurados para turismo, frequentado por poetas, artistas, escritores. Rico em história é um local que deve ser visitado.
Praça Luis de Camões

A praça Luis de Camões, em homenagem ao grande poeta português, Luis Vaz de Camões faz parte dessa história, e é um dos locais que que deve ser visitados na cidade. A praça divide os bairros do Chiado e Bairro Alto. Nesta praça também se encontra o consulado brasileiro.
A Brasileira

A Brasileira do Chiado, como é conhecido a cafeteria o Cafe A brasileira", certamente é uma das mais famosas da cidade. Não sei se é simplesmente pelo café ou pela quantidade de intelectuais e artistas que por la passam e também portugueses famosos como Fernando Pessoa, indo a Lisboa, não deixe de deixar sua marca provando um saboroso café brasileiro em terras portuguesas.
Aproveite, sente em uma mesa do lado de fora, observe o movimento e viva a vida.
Livraria Bertrand

Anote esse nome e quando de sua viagem a Lisboa, não deixe de visitar essa livraria localizada no Chiado na Rua Garret, 73-75. Essa é nada menos do que a livraria Bertrand, a mais famosa e antiga livraria do mundo, aberta desde 1732. Sim isso mesmo 1732. Um bom lugar para uma boa parada, para uma boa leitura e porque não, para um bom descanso.
Elevador de Santa Justa

Com uma bela vista da cidade de Lisboa e construído há mais de 100 anos, a fim de ligar a cidade Baixa à Cidade Alta, o Elevador Santa Justa (ou Elevador do Carmo) é hoje um dos principais pontos turísticos da cidade. No topo tem um saboroso café que você não pode deixar de degustar. Dali é possível outros monumentos de Lisboa como: O Castelo de São Jorge, a Praça do Rossio, as ruínas do Convento do Carmo e a baixa de Lisboa.
Veja aqui dicas de hoteis no Chiado
Lisboa tem muito mais a ver, é uma bela cidade e oferece toda infraestrutura para o turista. Aqui você anda tranquilo, se hospeda bem e como delícias.
Veja mais de Lisboa
Faça uma viagem segura e tranquila. Não esqueça, Seguro Viagem Internacional é pre requisito para você entrar em Portugal. Faça aqui sua cotação.
O que comer em Lisboa
Francesinha

Pastel de Bacalhau

Pastel de Belém

Esses deliciosos e diferentes pasteis (diferentes para nós no Brasil) pastéis de Belém, são fabricados em Belém, desde 1837. Próximo ao Mosteiro dos Jerônimos, e a Torre de Belém, sua receita parece tão secreta, quanto a da coca cola. Em Portugal todo turista busca provar direto na fonte. Prepare-se para enfrentar uma pequena fila para comprar o seu.
Arroz de Pato

Bacalhau
Se ha alguma coisa que você certamente ira querer comer em Portugal, é um delicioso prato de bacalhau. Se ha algo que eles fazem bem e com tanto prazer, o bacalhau é uma delas e você ficará admirado com tantas maneiras diferentes eles conseguem preparar um bom prato.

Prego

Também aproveite para provar os deliciosos queijos! Há vários tipos fabricados com leite de ovelha, cabra, vaca ou mistura.
Agora que você ja sabe como se desenrolar em Portugal, que tal preparar sua viagem? Aproveite o Stopover da TAP e boa viajem.
Dúvidas e sugestões, mande-nos um e-mail