Itália
Roma

País europeu com uma longa costa mediterrânea, deixou uma marca poderosa na culinária e na cultura ocidentais. A capital, Roma, é sede do Vaticano e abriga obras de arte monumentais e ruínas antigas. Outra cidade importante é Florença, com obras-primas do Renascimento, como o "Davi", de Michelangelo, e o Domo de Brunelleschi. Destacam-se também Veneza, a cidade dos canais, e Milão, capital da moda italiana.
Os Estados independentes de San Marino e do Vaticano são enclaves no interior da Itália, enquanto Campione d'Italia é um ex-clave italiano na Suíça.
Roma, a capital italiana, foi durante séculos o centro político e religioso da civilização ocidental como capital do Império Romano e como sede da Santa Sé.
Embora Roma seja a capital do país, os romanos se sentem como se fossem independentes, enquanto os moradores do pais se dizem italianos, os também italianos que nascem em Roma, se intitulam romanos, mas como se fossem outra nação. É como se fossem um povo superior.
Durante séculos os romanos tornaram-se o maior império da antiguidade e a sua cultural espalhou por todo o mundo, com grande influência cultural e religiosa.
Em nossa primeira viagem a Itália decidimos conhecer Roma e Veneza. Roma pela sua história e Veneza por seu charme. Em Roma ficamos 3 dias, o melhor teria sido ficar 4 e em Veneza 2 dias. Se tivéssemos ficado 3 dias teríamos aproveitado melhor.
Como chegar a Roma
Atualmente a Companhia Aérea Alitália faz voos diretos de São Paulo e do Rio de Janeiro para Roma. Demais companhias e aeroportos, terão de uma a duas conexões antes de chegar à Roma. Além de conexões, voos de outras cidades com destino a Roma, certamente passará também por Rio ou São Paulo, assim você terá que trocar de aeronave ainda no Brasil.
Em média os voos tem duração de 11h10min, sendo que do Rio saem as 16:00 e de São Paulo as 16:05 e também as 20:50hs.
O Aeroporto Internacional Fiumicino é a porta de entrada para os brasileiros em Roma.
Como ir do Aeroporto internacional Fiumicino ao centro de Roma
Há várias maneiras de você ir do aeroporto a seu hotel, certamente esse é o primeiro passo ao chegar em Roma. Na verdade são 06 as opções, sendo:
Trem Leonardo Express - Esse trem sai da estação no próprio aeroporto e vai até a estação Termini no Centro de Roma. Os bilhetes custam € 14 por pessoa. O tempo da viagem é de aproximadamente 32 minutos. Você pode comprar o bilhete na estação ou comprar aqui, antecipadamente.
Observação: Se você comprar seu bilhete pela internet, ao chegar no aeroporto, siga direto para o trem. Se optar por comprar o ticket na estação, antes do embarque no trem é preciso validar seu ticket! Atenção: Quem for pego com bilhete não validado paga multa, na hora e não é barato!
Ônibus - Várias empresas de ônibus oferecem translado do aeroporto para o centro de Roma, entretanto, se me permite, se optar por esse meio, é melhor comprar o seu bilhete de transfer ainda aqui no Brasil, assim você evita filas, é mais barato e você ja sai daqui com tudo encaminhado. A get yourguite te possibilita essa facilidade. Compre aqui. A viagem de ônibus demora em média 50 minutos.
Táxi - Em Roma como em todos os lugares do mundo, há carros credenciados e outros não. Os carros credenciados são inspecionados o que oferece mais segurança aos usuários, assim dê preferência a esses. Identifique pela cor branca dos veículos. De táxi do aeroporto até o centro de Roma, o preço é pré fixado em € 48, incluindo as bagagens. Os pontos de táxi ficam na saída dos terminais 1 e 3 do Aeroporto Fiumicino.
Para evitar problemas de comunicação de você não falar o italiano, ja que nem todos os taxistas falam inglês, baixe o aplicativo MyTaxi, assim você pode se registrar, marcar o local de destino e solicitar um carro direto no aplicativo.
Saiba: O MyTaxi é parecido com o Uber. A diferença é que a tarifa começa a ser aplicada no momento da solicitação do carro, não quando você entra no veículo para efetivamente começar a corrida. Isso é fria....
Uber - Em Roma você vai encontrar apenas o Uber Black, Uber Lux e o Uber Van (para até 7 pessoas). Devido as muitas certificações que o aplicativo está tendo que apresentar, cada dia mais o valor está subindo, assim é bom comparar com o táxi antes, pode não valer a pena. Mas é um meio disponível.
Transfer - Possivelmente essa é a melhor opção, principalmente para quem viaja com malas (nosso caso) e deseja transitar com facilidade e confortavelmente. Embora há a possibilidade do transfer compartilhado, por ser mais barato, não recomendo, dependendo da corrida você poderá ficar muito tempo no carro dando voltas pela cidade e depois de 11hs de voo, certamente tudo o que vai quer e chegar logo em seu hotel. Se possível, de preferência ao transfer privado.
Aluguel de carro - Normalmente onde você ficará hospedado estará próximo aos principais pontos turísticos onde você deseja visitar e como o transporte público funciona bem em Roma, não sei se você desejará estar dirigindo em meio a engarrafamentos, entretanto se essa for sua opção, pois terá maior mobilidade e agilidade para se locomover na cidade, você não terá dificuldades em locar um carro em Roma. Sua habilitação brasileira tem validade para dirigir em Roma, assim é so dirigir a locadora e retirar o seu carro, isso por que, certamente você ja terá feito sua reserva. Para evitar filas e contratempos, reserve aqui seu veículo.
Onde hospedar em Roma
Em Roma há múltiplas escolhas para ficar bem hospedado e bem localizado, consulte aqui. Nós optamos por ficar no apart-hotel Rome Accomodation, que fica bem próximo aos principais pontos turísticos da cidade. Também está localizado nas proximidades de uma pracinha onde você poderá provar uma deliciosa pizza italiana ou um saboroso sorvete. Próximo a parada de ônibus e de fácil acesso aos principais pontos turísticos.
A princípio, quando chegamos ao local, julguei pela aparência que tinha feito uma péssima escolha, embora minha esposa gostou de primeira. Mas conhecendo melhor a região e também o interior do apart, achei justo o valor que pagamos e o que nos foi oferecido.
O sistema de hospedagem neste apart, é como os do Airbnb.
Para facilitar sua vida, procure ficar próximo a Estação Termini, com uma grande gama de transporte para diversas partes. acredite, vai fazer diferença no seu tempo e no seu bolso.
Se desejar ficar o mais próximo do centro histórico, deve optar pelo Trastavere, "verdadeiro bairro romano."
Esse bairro está localizado no centro histórico a beira do rio Tevere, cheio de igrejas e praças. Veja aqui mais opção de hoteis no bairro.
Viagem segura é aquela que você anda e dorme com tranquilidade, por isso é indispensável fazer o seguro viagem internacional, mesmo porque é pré requisito para você visitar a Europa. Saia de sua casa seguro com a certeza que tudo dará certo, mas se houver algum imprevisto, o seguro garante sua segurança.
O que ver em Roma
Em roma está um dos maiores acervos cultural da humanidade, você não terá nenhum problema em visitar os principais e mais emocionantes e chocantes monumentos históricos.
Coliseu

Construído entre os anos 68 a 79 dc, conhecido como anfiteatro flaviano, o Coliseu é um lugar de muitas histórias emocionantes e chocantes. Esse é um lugar bastante místico e de uma energia negativa muito grande, principalmente para os sensitivos, pois as grandes histórias que ouvimos do local, na sua maioria, estão ligadas a sofrimento humano, entretanto, certamente é esse um dos pontos turísticos de Roma mais visitado, depois do Vaticano.
É uma espécie de estádio, cuja capacidade no passado poderia se aproximar de 80.000 pessoas. Aqui os leões vez muitas vítimas e os gladiadores fizeram grandes lutas.
Evite filas, compre aqui seu bilhete antecipado para visitar o Coliseu.
Palatino

O Palatino romano é a mais central das sete colinas de Roma e uma das mais antigas da cidade. Tem uma elevação de 40 metros acima do Fórum Romano, para o qual tem vista em um dos seus lados. Domina o vale ocupado pelo Circo Máximo. Está localizado bem próximo ao Coliseu, devendo fazer parte do seu roteiro, como também o fórum romano.
Seu ingresso antecipado e sem fila. Compre aqui.
Fórum romano

O Fórum Romano localizado no centro de Roma, é um fórum (praça) circundado pelas ruínas de várias construções públicas de grande importância cultural. O principal centro comercial da Roma Imperial, este espaço era popularmente conhecido como Fórum Magno (Forum Magnum) ou, simplesmente, Fórum.
Em sua visita a Roma, dá para conhecer o Coliseu, o Palatino e o Fórum Romano no mesmo dia. Estão um em frente ao outro, sendo que o Palatino e o Fórum Romano estão interligados.
Compre aqui seu ingresso, sem fila e sem burocracia.
Panteão de Agripa

Edifício encomendado por Marco Vipsânio Agripa durante o reinado do imperador Augusto (r. 27 a.C.-14 d.C.) e reconstruído por Adriano (r. 117-138) por volta de 126.
Essa construção é uma das mais bem preservadas da Roma antiga e desde sua construção esteve sempre em funcionamento.
O Panteão como é conhecido é usado como igreja.
Altar da Pátria

Monumento em honra a Vítor Emanuel II da Itália, primeiro rei da Itália unificada e considerado o pai da pátria italiana. Localizado entre a Piazza Venezia e o Monte Capitolino.
Campidoglio

Piazza (praça) de Campidoglio, primeira praça moderna de Roma. tornando-se um dos principais pontos turísticos da cidade. Aqui você poderá visitar os Museus Capitolinos.
Basílica de São Paulo

Também de Basílica Papal de São Paulo Extramuros ou Basílica Papal de São Paulo fora dos Muros, é uma das quatro basílicas papais de Roma juntamente com a Basílica de São João de Latrão, a Basílica de Santa Maria Maior e a Basílica de São Pedro e uma das sete igrejas de peregrinação de Roma.
Palazzo di Giustizia

Palácio de Justiça é a sede da Corte Suprema di Cassazione, a mais alta corte de apelações italiana, e da Biblioteca Jurídica Pública; está localizado no rione Prati de Roma, com fachadas para a piazza dei Tribunali, Via Triboniano, piazza Cavour e a via Ulpiano.
Tudo em Roma cheira e é historia. É uma cidade antiga, protegida pela UNESCO como sendo Patrimônio Cultural da humanidade. Por onde você passa ou olha tem um monumento rico em cultura e em história.
Essa milenar cidade tem muito mais a ver e se você tiver mais tempo, poderá apreciar muitos outros monumentos e artes espalhado por todo lado.
A Itália é conhecida pela história, pela religião, pela pizza e pelo sorvete. Quem nunca quis comer uma saborosa pizza italiana ou tomar um autêntico sorvete italiano?
O povo fala alto, mas te recepciona bem.
Faça suas malas e boa viagem!
Galeria de Fotos