Grécia

                                                                            ATENAS

Acrópoles
Acrópoles

        A Grécia é um país do sudeste da Europa com milhares de ilhas espalhadas pelos mares Egeu e Jônico. Bastante influente na antiguidade, a nação é considerada o berço da civilização ocidental. Atenas, sua capital, conserva monumentos como a Acrópole, do século V a.C., onde fica o templo Partenon. A Grécia também é conhecida por suas praias, como Santorini, com suas areias escuras, e os festivos complexos hoteleiros de Míconos.  

        Visitar a Grécia é passear por milênios atrás, é voltar na máquina no tempo, é como viver em um filme épico. Riquíssima em história, em cultura dominante, em um povo sábio, da Grécia veio os grandes pensadores mundial.  

        Visitar a Grécia é enriquecimento cultural e intelectual, é ver no passado, o desenvolvimento do futuro. 

Como chegar a Atenas

      Atualmente não há no Brasil voos diretos para a Grécia. Todos os voos farão uma conexão em algum país europeu. Cidades como São Paulo, Rios de Janeiro, Salvador, e Fortaleza, tem voos com apenas uma conexão, outras cidades, como Brasília, terão que fazer duas conexões.

        Atenas é a porta de entrada para os Brasileiros na Grécia, pelo Aeroporto Internacional de Atenas.

    Há várias companhias brasileiras e estrangeiras que fazem esse trecho. Algumas dessas companhias oferecem o stopover, te possibilitando na ida ou na volta, passar por um outro país e ficar alguns dias pelo preço de apenas uma passagem. Consulte a companhia e veja se ela tem e quais são as regras. Para ir a Grécia pesquise aqui sua passagem.


Onde hospedar em Atenas

       O Aeroporto Internacional fica a cerca de 30 km do centro da cidade, e o bom para o turista é que os principais pontos a serem visitados, estão bem próximos um do outro. Dá para ir em quase todos andando ou usando o metro. Assim o melhor mesmo é escolher um hotel num bairro bem centralizado.

        No mapa acima é só você digitar o endereço do seu hotel e ele indicará quantos km de distância, quanto tempo de viagem e o meio de transporte.

       Há vários bairros, mas um bom para se hospedar é Plaka, o  mais turístico de Atenas. No bairro tem a estação de metrô Akropoli e várias linhas de ônibus. Fica próximo a Acrópole, principal cartão postal da cidade. É um bairro servido do metro, com muitas lojas, restaurantes e bares. Optamos por esse bairro  pela proximidade da Acrópole, do Templo de Zeus Olímpico e do Arco de Adriano, que demorou  600 anos para ser construído. 

       Também tem o Bairro de Syntagma que fica perto do bairro de Plaka, no centro da cidade. Aqui fica o Parlamento Grego, pode se dizer que está dentro do Parque Nacional, uma imensa área verde. O problema desse bairro é o grande movimento e também é local de protesto, na praça que leva o mesmo nome do bairro.

      O Bairro Monastiraki  está numa região centralizada, é onde fica o famoso mercado de antiguidades. Aqui há muitos hotéis com bons preços, entretanto, neste bairro há muitos ambulantes e maior probabilidade de roubos e furtos. 

           Já o Bairro de Kolonaki é o mais requintado de Atenas, aqui moram os endinheirados. Está  próximo ao Funicular Licabeto, bonde que leva os turistas até o morro mais alto da cidade.

       Há muitos hotéis em Atenas. Entre aqui, faça sua pesquisa, reserve e usufrua de tudo que a Grécia tem a oferecer em sua capital. 

Internet

               Não fique sem internet ou sem telefone na Grécia. Navegue em qualquer lugar, a qualquer hora de forma segura e rápida. Além disso você também poderá fazer ligações sem se preocupar com contas futuras. Compre aqui seu chip internacional e viaje com mais conforto e segurança.

O que ver na Grécia

        Como berço da civilização ocidental, a Grécia tem muito a mostrar a seus visitantes. Seus monumentos são fenomenais e cheios de histórias e por cada um que você passar, vai saborear os mais fascinantes relados possíveis. Ali tudo é cultura.

Acrópole

           A Acrópole de Atenas é a mais conhecida e famosa acrópole do mundo. Embora existam muitas outras acrópoles na Grécia, o significado da Acrópole de Atenas é tal que é comumente conhecida como A Acrópole, sem qualificação. É uma colina rochosa de topo plano que se ergue 150 metros acima do nível do mar, e abriga algumas das mais famosas edificações do mundo antigo, como o Partenon e o Erecteion.  

          Você vai s sentir o maior felizardo do mundo por estar ao lado de tanta história.

        Quer fazer um tour guiado pela Acrópole? Evite filas e desperdício de tempo, compre aqui seu ingresso antecipado.


Parthenon

       O Partenon foi um templo dedicado à deusa grega Atena, construído no século V a.C. na Acrópole de Atenas, por iniciativa de Péricles, governante da cidade. 

         O Partenon é o mais conhecido dos edifícios remanescentes da Grécia Antiga e foi ornado com o melhor da arquitetura grega. O Partenon é um símbolo duradouro da Grécia e da democracia, e é visto como um dos maiores monumentos culturais da história da humanidade. O nome Partenon deriva da estátua de Atena Partenos. 

     O Partenon e outros edifícios da Acrópole são um dos mais visitados sítios arqueológicos da Grécia. É fascinante, é histórico essa visita.


 Panathinaikos  Stadium

       Estádio Panatenaico é o lugar onde se celebraram os primeiros Jogos Olímpicos de nossa era, em 1896. Foi construído com mármore branco entre 1869 e 1870. Pela história vale muito conhecer o local.


Arco  de Adriano

     Arco de Adriano é um portão monumental que se assemelha - em alguns aspectos - um arco triunfal romano. Ele atravessava uma antiga estrada do centro de Atenas, Grécia, até o complexo de estruturas no lado leste da cidade que incluía o Templo de Zeus Olímpico. Foi proposto que o arco foi construído para celebrar o advento (chegada) do imperador romano Adriano e honrá-lo por seus muitos benefícios à cidade. Havia duas inscrições no arco, voltadas em direções opostas, nomeando tanto Teseu quanto Adriano como fundadores de Atenas. Embora seja claro que as inscrições honram Adriano, é incerto se elas se referem à cidade como um todo ou à cidade em duas partes: uma antiga e outra nova. A ideia inicial, no entanto, de que o arco marcava a linha da antiga muralha da cidade e, portanto, a divisão entre as regiões antiga e nova da cidade, mostrou-se falso em novas escavações. O arco fica a 325 metros da Acrópole de Atenas. 

       Esse Arco levou 600 anos para ficar pronto.


Ágora

    Ágora era a principal praça da Grécia Antiga. Nestas praças ocorriam reuniões onde os gregos, principalmente os atenienses, discutiam assuntos ligados à vida da cidade.

     As assembleias aconteciam na Ágora e os gregos podiam decidir sobre temas ligados a justiça, obras públicas, leis, cultura, etc. Os cidadãos votavam e decidiam através do voto direto. Também era um espaço público de debates para os cidadãos gregos.

       A Ágora também possuía finalidades religiosas (eventos, cerimônias) e econômicas (negociações, acordos econômicos, comércio de mercadorias, etc).

        Saindo daqui visite o Templo de Hefesto, outro monumento muito visitado em Atenas.


Templo de Hefesto

        O Templo de Hefesto, no centro da Atenas antiga, na Grécia, é o templo grego antigo mais bem preservado do mundo, mas é bem menos conhecido que seu vizinho, o Partenon.

         Diferente do Partenon, o Templo tem todas as suas colunas intactas e conserva muito de seu teto original. Suas decorações, contudo, desapareceram em décadas de pilhagens e roubos. O Templo deve muito de sua sobrevivência ao fato de ter sido convertido em uma Igreja Cristã, a Igreja de São Jorge, no século VII d.C.. O interior foi removido e substituído por estruturas de igrejas cristãs.

      Durante os séculos do Império Otomano na Grécia, o templo foi a principal igreja da Igreja Ortodoxa em Atenas.

        Quer saber mais sobre o que ver e fazer em Atenas, Transfer, aluguel de carro e excursões? Entre aqui e escolha o que mais te chama a atenção.


Colina de Filopapo

      Colina de Filopapo, (Colina das Musas), com muitos pinheiros, ótimo local para passear e uma vista linda do por do sol ao entardecer. Do alto da colina observa-se bem a Acrópole e tem vista para o Golfo Sarônico, o que possibilita ótimas fotos e filmagens. O Monumento de Filopapo é um antigo mausoléu grego situado em Atenas. É dedicado a Caio Júlio Antíoco Epifânio Filopapo  ou simplesmente Filopapo; 65-116 d.C.), um príncipe do Reino de Comagena.

Praça  Syntagma e Parlamento grego.

       Essa praça é o coração de Atenas. Localizada em frente ao antigo palácio real do século XIX, nela está o Parlamento grego desde 1934. Certamente a praça mais importante da Atenas moderna, historicamente e socialmente. É centro comercial e de política da Grécia. A cada hora é realizado a troca da guarda, pela Guarda Presidencial. Essa cerimônia é feita em frente ao Túmulo do Soldado Desconhecido,  entre a Praça Syntagma e o prédio do Parlamento.


Jardim Nacional & Zappeion

Jardim Nacional & Zappeion
Jardim Nacional & Zappeion

        Esse Jardim é um parque público  encomendado pela rainha Amalia e concluído em 1840.  

     O Zappeion é um edifício neoclássico situado no Jardim Nacional de Atenas, no coração de Atenas, Grécia. É geralmente utilizado para reuniões e cerimônias oficiais e privados. 

      O Zappeion foi usado durante o Jogos Olímpicos de Verão de 1896 como sala principal das provas de esgrima. Uma década depois, nos Jogos Olímpicos de Verão de 1906, foi usado como a Vila Olímpica. Durante as Olimpíadas de Atenas 2004 o Zappeion foi usado como Centro de Mídia.


Seguro Viagem

        Vai para a Grécia? Não esqueça de contratar seu seguro viagem internacional. Ele é pre requisito para entrar no velho continente, como também é indispensável para sua saúde e seu bem estar. Compare e contrate aqui seu seguro.


O que comer na Grécia

        A gastronomia grega, também conhecida como culinária mediterrânea,  é bem diversificada e de muito bom gosto. Bem servida de frutas, legumes, verduras, carnes, peixes e frutos do mar. Geralmente servida com muito azeite, essencial entre os gregos. Usam pouca fritura e mais alimentos assados ou mesmo grelhados.

       Quem tiver a oportunidade ou mesmo o desejo de estar na Grécia, provará uma gastronomia farta e com muitos pratos variados. Não se preocupe, neste histórico país cultural, você sempre achará algo para comer que agrade seu paladar.


Moussaka

      É como uma lasanha com camadas de carne de cordeiro moída, tomate, molho branco, beringela, cebolas,  e muito azeite! É bem tradicional nos restaurantes gregos. Você vai gostar de provar.


Salada grega

       É uma salada mundialmente conhecida. Com tomate, pepino, cebola, pimentão, azeitonas, e  queijo feta,  temperada com azeite, orégano e ervas. 


Pastitsio

          O macarrão ao forno grego com queijo e / ou ovo como ligante; uma camada intermediária de carne moída ou uma mistura de carne moída e carne de porco moída com molho de tomate , canela e cravo . Outras especiarias, como noz - moscada ou pimenta da Jamaica, são usadas na camada superior, que é um bechamel à base de farinha ou um bechamel com queijo. O queijo de cabra ralado é geralmente polvilhado por cima. Pastitsio é um prato comum e costuma ser servido como prato principal, com uma salada.


Gyrus

         Quer fazer uma refeição rápida? Essa é uma boa pedida para um lanche rápido, quando você com um pouco de pressa. É um pão pita enrolado com carnes, legumes e  batata frita. Recheado com tomate, cebola e o tzatziki. É muito pedido pelos gregos e você não terá dificuldades de encontrar, já que em quase todos os restaurantes e barracas de ruas você encontrará.


Baklava

         O baklava sobremesa típica grega. É um tipo de pastel elaborado com uma pasta de nozes trituradas, envolvida em massa filo e banhada em xarope ou mel, existindo variedades que incorporam pistache, avelãs e sementes de sésamo, papoila ou outros grãos. 


Spanakopita 

        Torta de espinafre , também chamada de spanakopita , é uma massa saborosa grega . É recheado com espinafre , queijo feta , ovos , cebola e temperos. Este recheio é embrulhado em uma massa com azeite . É normalmente consumido como um lanche . 


Tzatziki

       É feito de iogurte coado salgado ou iogurte diluído misturado com pepino , alho , sal , azeite , às vezes com vinagre ou suco de limão e ervas como endro , hortelã , salsa e tomilho. Geralmente é servido como aperitivo ( meze ) ou um prato . 

 

       Poucos são os países no mundo com tanta histórias fascinantes e cultura quanto a Grécia. Estando em Atenas aproveite para conhecer algumas das ilhas mais encantadoras do mundo como: Santorini, Ilhas Sarônicas, Mikomos, Rodes, Creta, etc.

       Ficamos 5 dias na Grécia e foram muito bem aproveitados. Além de Atenas ainda estivemos em Corinto e Santorini, sendo este último um dos locais mais belos do país.  

       Nossa próxima viagem à Grécia está marcada para maio de 2021, exatos 24 anos após a primeira viagem.

       Monte seu roteiro, aproveite o melhor da Grécia, numa inesquecível viagem.

Dúvidas e sugestões, mande-nos um e-mail