Cusco

Situada nos Andes peruano e antiga capital do império Inca, a 3400 mts acima do nível do mar, Cusco é a porta de entrada para Machu Picchu e o Vale Sagrado. Cercada por sítios arqueológicos, a cidade tem na Plaza de Armas seu cartão postal. Nesta praça acontece o grande movimento da cidade. Muitas lojas, hotéis, restaurantes, casas de câmbio, mercado, igreja, lojas de souvenir, muitos ambulantes e um desfile semanal, cívico, militar, onde a cultura peruana se evidencia nos trajes e costumes locais, Cusco é receptiva, histórica e rica em cultura. É uma cidade pronta para receber o turismo durante todo o ano, entretanto, como quem vai a cusco, geralmente também vai a Machu Piccho, é bom escolher época sem chuvas, para não impedir de você curtir a beleza das montanhas Incas, contemplar a bela vista do alto da montanha e conhecer de perto a rica história desse povo. Passear pelas ruas de Cusco, é dá uma volta ao passado que não vivemos, mas ouvimos e lemos nos livros. É ver a simplicidade e a simpatia de um povo e apreciar seu modo de vida. Nos fins de semana costumam se reunir nos camping's para brincar, correr, jogar bola, fazer churrasco, bater papo, curtir a vida e interessante, tudo isso sem o grande uso da tecnologia. Devido a alta altitude da cidade, muitas coisas são difíceis para o turista. Andar rápido, nem pensar, correr, muito menos. Como tudo acontece em torno da Plaza de Armas, procure um hotel que fica na praça ou próximo dela, próximo mesmo. 300, 400 mts de caminhada nos aclives da cidade, fará você se sentir cansado, como se estivesse andado 5 km. O ar começa a ficar pesado, sua respiração ofegante. Alguns sentem tonturas, dor de cabeça, mas nada disse é empecilho para visitar a cidade. No geral os hotéis contam com tubo de oxigênio para auxílio nos casos de falta de oxigenação. Quando você chegar ao aeroporto da cidade, pegue um táxi até seu hotel. Pechinche um pouco que você conseguirá um bom preço. Normalmente os taxistas começam pedindo 30 soles,(moeda peruana) mas numa boa negociação, cai um pouco, da para ir por uns 20 soles. Na volta do centro para o aeroporto você pagará no máximo uns 10 soles. Em Cusco não ha Uber. O aeroporto da cidade é bem pequeno e não fica muito longe do centro, mas como tem um bom fluxo de carros na rua, leva uns 15 minutos até seu hotel. Como não há muitas coisas de interesse turístico dentro de cusco, você poderá conhecer tudo a pé, táxi mesmo só para ir e voltar do aeroporto. Se chegar a Cusco proveniente de Lima, é bom tomar o Sorojchi Pills ainda em Lima. Esse medicamente é para amenizar o mal da altitude é deve ser tomado 08hs antes de embarcar para Cusco. Mas se você esqueceu de tomar em Lima, é bom comprar em Cusco e tomar, vai ajudar seu corpo na adaptação à altitude.
Ao chegar no hotel não se entusiasme muito deixando as malas e querendo sair pra curtir e conhecer. Sente, tome um chá de coca, geralmente disponível no próprio hotel gratuitamente. Ambiente seu corpo ao local, descanse. Quando sair pra comer, opte por alimentos leves. Deixe pra sair mais tarde e saia nas proximidades do hotel (Plaza de Armas), deixe para conhecer a cidade no outro dia. Acredite, isso vai fazer bem a seu corpo. Se você não for ficar muito tempo na cidade (nós ficamos 4 dias), terá que acelerar um pouco (moderadamente) para que você possa conhecer essa aconchegante cidade. De cusco você pode fazer vários passeios. Pesquise aqui e veja o que mais lhe agrada e o que te interessa. Uma das atrações que recomendo é o passeio de ônibus turístico. Com duração de 2hs e 30min, além de andar pela cidade, onde você verá tudo que ela oferece de interessante turisticamente, também percorre os arredores te levando a vários sítios arqueológicos fora da cidade. Imperdível!. Custa U$$ 15.00 por pessoa. Há vários passeios, busque o que você se identifica e interessa, que caiba no seu bolso e no tempo disponível na sua viagem,. É isso aí. Agora que você ja sabe o que fazer e como andar em Cusco, faça seu planejamento, arrume suas malas e boa viagem.
Onde hospedar em Cusco
Quando você pesquisa nos sites sobre hoteis em Cusco, a primeira vista você fica meio receoso com a aparência de certos hoteis, entretanto, como pude constatar, pode ir sem medo, há vários bons hoteis na cidade que podem até não ter AQUELA aparência, mas são bem confortáveis e aprazíveis para uma boa hospedagem.
Uma dica é ficar hospeda o mais próximo possível da Praça das armas, ponto central da cidade. Dê preferência aos hoteis que ou ficam na Praça das Armas ou colado a ela, pois em Cusco, cada metro andado, principalmente se tiver que puxar malas, vai fazer uma diferença grande na sua respiração, pois ali cansamos muito rápido.
Nós escolhemos dois hoteis. Primeiro, na viagem de ida, ficamos no Yabar Cusco Suite. É um hotel simples, quarto super grande, banheiro com banheira, aquecedor, com bom café da manha e um atendimento excelente. O preço é justo e fica a poucos metros da Praça da armas. Foi uma boa escolha.

Na viagem voltando de Machu Picchu, nos hospedamos do Jungle Hotel Cusco. Hotel excelente com um quarto muito bom, com bom café da manhã e ao lado da Estação San Pedro, (estação Ferroviária) de onde sai os trens para Machu Picchu. Fica próximo a Praça das armas e com muitos comércios ao redor. Uma boa pedida. Esse hotel é melhor que o Yabar, embora a suite seja um pouco menor.

Para demais hotéis em Cusco, pesquise aqui.
O que ver e fazer em Cusco
Praça da Armas

Sem dúvidas é o point de Cusco. Essa é a principal e mais charmosa praça da cidade. Aqui acontece todos os finais de semana (domingo) o tradicional desfile cívico militar. As pessoas se caracterizam, vestem roubas melhores, levantam bandeiras, escolas, militares, todos demonstram grande alegria e interesse.
Na praça você irá encontrar pessoas de diversas nacionalidades que por ali passam com destino a Machu Picchu, Cusco é rota entre Lima e Machu Picchu.
Ali estão localizados muitos comércios, igreja matriz, casas de câmbio, hoteis, restaurantes, pizzaria, bares e muito mais. É um local muito gostoso de ver e de estar. Fomos no mês de maio, nunca senti tanto frio em outro lugar como aqui.
Passeio de ônibus

Certamente toda cidade turística organizada tem um ônibus turístico para passeios. Em Cusco não é diferente. É um passeio pelo centro histórico e arredores da cidade. Além de ser bem prazeroso é muito histórico, pois entre os locais visitados está um sítio arqueológico que te faz pensar viver como Indiana Jones. Vale muito a pena. Esse passeio tem duração de 2h30mim. Prepare seu celular para tirar muitas e belas fotos.
Mais..
Nas proximidades de Cusco, há muitos passeios que você poderá fazer. Se tiver tempo, deve aproveitar que já esta na cidade e conhecer o máximo possível.
Muito provavelmente, assim como nós, Cusco entra em seu roteiro por ser dali que partem os trens para Machu Picchu, isso se você estiver vindo de Lima.
Antes de seguir sua viagem aproveite e curta um belo passeio de quadriciclo ou vá conhecer a lagoa Humantay ou as Minas de Sal.
Veja aqui tudo que Cusco e região tem a oferecer.
Monte seu roteiro e boa viagem.
O que comer em Cusco
A gastronomia peruana ainda é um tanto desconhecida do brasileiro, mas é bem diversificada e considerada uma das mais nobres do mundo. Nela há muitas maneiras de preparar a batata.
Tanto na Praça das Armas, quanto nos arredores, você encontrará bons restaurantes é só entrar e escolher o prato do seu desejo.
Lembrando que não só a comida, mas tudo na Praça é um pouco mais caro que nos arredores. 200 metros que você se afastar da Praça das Armas, ja perceberá a diferença nos preços.
Uma coisa percebemos em Cusco, os peruanos gostam de comer muito.
Pesquise aqui onde e o que comer do melhor em Cusco.
Galeria de Fotos
Deixe aqui seu comentário
Dúvidas e sugestões, mande-nos um e-mail