Alemanha
BERLIN

Certamente o país mais rico e desenvolvido da Europa e mesmo sendo destruído após 2 grandes guerras mundiais, conseguiu se reerguer e se modernizar, tornando-se exemplo de grandeza, desenvolvimento e cultura.
A Alemanha é um país rico em história, muito embora algumas muito triste, mas são fatos que despertam em muitos o desejo de conhecer esse belo país europeu. Dos dias que na Europa ficamos, reservamos 5 para visitar, conhecer um pouco mais da história e apreciar a beleza dos seus monumentos, da arte e também da gastronomia.
Escolhemos 3 cidades sendo: Berlim por ser a capital, cheia de charme e encanto com monumentos históricos. Colônia (em alemão: Köln;) com seus 2000 anos e arquitetura gótica, sendo a catedral de Colônia a 5ª mais alta do mundo e também por essa cidade ser ligação entre a Alemanha e a Holanda, onde seguiríamos para Amsterdã. Por último escolhemos a cidade de Aachen, por sediar uma fabrica da famosa marca de chocolates Lindt, embora seja um chocolate suíço. (Quando desta viagem, 2018, já havíamos passado pela Suíça antes de ir a Alemanha, entretanto, colocamos em nosso roteiro conhecer essa fábrica na Alemanha).

Berlim é uma cidade belíssima, bem organizada, super desenvolvida, com muitos museus, memoriais e monumentos e conta com um excelente sistema de transporte, boa infraestrutura hoteleira e receptiva ao turismo. É uma cidade tranquila para andar e conhecer. Apesar das complexidades do idioma alemão (para nós brasileiros), é super tranquilo visitar os monumentos, lojas, bares e restaurantes. Toda nossa comunicação verbal foi através do Google tradutor. Tudo simples e prático. É claro que não ficamos com lenga lenga com as pessoas, apenas as informações necessárias para desenrolarmos as nossas necessidades.
Em Berlim há 2 aeroportos, o de Tegel (TXL), apenas 8 km do centro e o de Schönefeld. Se você for do Brasil para Berlim, (fomos da Suíça) opte por descer no aeroporto de Tegel, pois o de Schönefeld fica a 22 km. Se chegar por esse, certamente terá maiores gastos no translado e demorará muito mais tempo. Mas não se preocupe, tanto um, quanto outro, tem vários meios de transporte para chegar ao centro da cidade.
Como ir do Aeroporto ao Bairro de Mitte
UBER depois de uma longa viagem e com algumas malas, se você não for alugar um carro, certamente esse é o melhor meio (táxi também, compare os preços) e o mais rápido para chegar a seu hotel. Valor aproximado de € 26 euros (depende do dia e do horário) Como optei por não dirigir na Europa, utilizei o Uber (recomendo essa opção). Depois de deixar suas malas no hotel, ficará mais fácil andar de trem, metro e ônibus.
ÔNIBUS: Este é o meio de transporte mais barato. Do Aeroporto Berlin Tegel (TXL) para o bairro de Mitte de ônibus, operado pela BVG, parte da estação Berlin, Flughafen Tegel. Se hospedar no Andina Apartament Hotel Berlim Mitte, desça na Invalidenpark, ande 160 metros e estará no hotel. Para outro hotel ou bairro, consulte roteiro no google maps.
Pesquise aqui as melhores ofertas de hotéis em Berlim.
Onde se Hospedar em Berlim
MITTE

MITTE.
Escolhemos Mitte por ser o bairro mais central de Berlim e ficar pertinho da maioria dos principais pontos turísticos da cidade. Portal de Brandemburgo, Palácio do Reichstag, Catedral de Berlim entre outros e da Alexanderplatz, a maior praça pública da Alemanha e uma das mais famosas praças de Berlim. No bairro há muitos restaurantes, lojas, cafés e também é ponto de encontro para as muitas atrações da cidade, entre os quais o free walking tours.
Em Mitte, optamos por hospedar no Adina Apart-hotel. Um excelente apart, completo, localizado a apenas 1.5 km da Estação Central de Berlim. Da estação pegue o Tram M10 S + U Hauptbanhhof e desça na Invalidenpark, primeira parada. Ande 160 metros, cerca de 2 minutos e você estará no apart-hotel. Em 2018 quando fomos, havia um funcionário no hotel que é brasileiro. Foi muito útil a nós. Deu-nos boas dicas sobre Berlim.
Se estiver com muitas malas, opte pelo Uber, pois apesar de ser perto, é o meio mais indicado, além do mais, é barato, entre € 5 a 6 euros.
Se tiver só com muchila ou uma pequena mala de mão e quiser economizar, também poderá ir andando, levará cerca de 15 minutos pra chegar. (não recomendo para quem está com muitas malas, nosso caso.)
Não se preocupe, Berlim tem uma ampla rede hoteleira em seus bairros. Pesquise aqui, você encontrará o hotel ideal para hospedar.
Tiergarten.

TIERGARTEN
Neste bairro está localizado o parque de Tiergarten. É um parque grande que vale conhecer. É um bairro ligado a Mitte. Também encontra-se o Memorial do Holocausto e a coluna da Vitória. A Chancelaria Federal, o Palácio Bellevue e tem uma estação de trens, a (Hauptbahnhof)
Certamente a parte mais procurada pelos turistas para se hospedar no bairro é próximo a Potsdamer Platz, por ser um lugar moderno, construída após a queda do muro de Berlin, outro ponto turístico muito procurado pelos turistas.
Quer um bom motivo para visitar a Alemanha? Conhecer vários monumentos históricos e fazer passeios inesquecíveis? Veja aqui tudo que Berlim tem a te oferecer para você curtir de montão.
Veja as opções de hotéis em Tiergarten.
Kreuzberg

Kreuzberg
Cheio de histórias, aqui concentra o Museu Judaico (Jüdisches Museum), Galeria de Berlim (Berlinische Galerie), Museu do Checkpoint Charlie, Topografia do Terror (Topographie des Terrors) e Museu Alemão da Tecnologia (Deutsches Technikmuseum). Kreuzberg também é conhecido pela arte do grafite. Está localizado entre os bairros de Mitte e Tiergarten. Esta região pertencia a Berlin Ocidental, hoje é repleta de bares e boates, com vida noturna animada e é muito frequentada por muitos jovens e pelos simpatizantes do LGBT.
Para os amantes da arte, não deixe de visitar o local. O grafite é visto em diversas partes, dando um toque especial ao bairro. Kreuzberg era um antigo local de artistas, hippies e imigrantes.
Não esqueça, para visitar um país estrangeiro na Europa, é pré requisito ter um seguro viagem internacional. Atendimento hospitalar privado na Europa não é barato, assim mesmo que não fosse obrigatório, é dever e bom senso, que todo viajante faça o seu seguro viagem internacional. É prático, sem burocracia e eficiente. Tomara que você não precise usar, mas andar seguro, é andar livremente. Faça aqui sua cotação e contrate seu seguro.
Pesquise hotéis em Kreuzberg.
O que ver em Berlin
Locais para visitação gratuitos em Berlin
GASTRONOMIA
O que comer na Alemanha!
A culinária na Alemanha varia de região para região. As regiões do sul da Alemanha, por exemplo, compartilham uma cultura culinária com a Suíça e com a Áustria. A carne de porco, bovina e de aves são as principais variedades de carne consumida na Alemanha, sendo a carne de porco a mais popular..... Wikipédia.
A Alemanha tem vários pratos típicos, mas mostraremos 6, sendo eles:
1 - Königsberger klopse, almôndegas à moda alemã
Bolinhas de carne com molho branco e alcaparras, surgidas na antiga Prússia, são hoje típicas sobretudo no norte da Alemanha e em Berlim. Como ingrediente inusitado, a receita leva anchovas.

2 - Brezel, o diferente pão alemão.
Bretzel é um tipo de pão muito popular entre as populações de língua alemã, sendo portanto bastante difundido na Alemanha, Áustria, Suíça e também nas regiões da Alsácia (França) e do Alto Adige (Itália). Em forma de nó, é seco, estaladiço, habitualmente assado, podendo ser doce ou salgado.

3 - Currywurst, salsicha típica de Berlim.
Currywurst é um prato de fast-food alemão. Ele consiste basicamente em salsicha de porco cortada e temperada com ketchup ao curry. ... Tradicionalmente, o currywurst pode ser servido com batatas fritas ou com pão (até certo ponto parecido com o pão francês consumido no Brasil).

4 - Fischbrötchen, sanduíche de peixe.
A Fischbrötchen ( escute ( ajuda · informação ) ) (lit. peixe pão ) é um sanduíche feito com peixe e outros componentes, como frescas brancas ou secas cebola , picles , remoulade , cremoso molho de rábano , ketchup ou molho de cocktail .

5 - Wurstsalat, salada de salsicha.
Wurstsalat (alemão, literalmente salada salsicha ) é uma tarte de salsicha salada preparado com branco destilada vinagre , óleo e cebolas . A variação da receita adiciona faixas de conserva pepino . Normalmente é feita a partir de uma espécie de salsicha fervida como Lyoner , stadtwurst , Regensburger Wurst (dois tipos de salsicha cozida) ou extrawurst .

6 - Torta ou bolo doce:
Um dos bolos mais populares da Alemanha é o bolo feito de cerejas da Floresta Negra. Na Alemanha, as assim chamadas tartes são bolos salgados, típicos na Alsácia.

Agora se você não gostar de nada disso, certamente vai querer comer esse saboroso sanduíche universal. Quer ver?
7 - Subway....So lélé pra rejeitar.

Há muitos outros pratos, mas decidimos falar desses que a Dicélia provou. Desses aí, só comi a batata frita e o pão, muito bom por sinal.
E aí? Quer experimentar qual?
Neste belo país europeu há muito mais o que fazer, ver e comer. Há muitos brasileiros vivendo em Berlin, Coburgo e Munique. Muitos dos brasileiros que ali vivem, foram em busca de sua origens, outros em busca de novas oportunidades de vida. A Alemanha é um pais formidável, exemplo de superação, força e desenvolvimento. Por isso atrai multidões de turistas todos os anos, querendo conhecer, morar ou mesmo apenas turistar.
Para conhecer nosso planejamento clique aqui.
Dúvidas e sugestões, mande-nos um e-mail